domingo, 28 de novembro de 2010

Rescaldo Descida do Marão


Este domingo o Clube de BTT de Matosinhos pegou nos tarecos e rumou à Serra do Marão. Uma descida de cerca de 15km entre Bustelo e Padronelo em cima da burrinha. Contrariando as apostas, não voltei para Matosinhos à boleia do helicóptero do INEM, ainda que o piso estivesse bastante escorregadio, mantive a cara longe do tapete o percurso todo.

Saída de Matosinhos ás 7h30 da manhã. Um frio do camandro e ainda estávamos junto ao mar, a coisa prometia... O nevoeiro cerrado que nos acompanhava desde Matosinhos tomou todo um novo sentido ao passar Amarante.
Chegada a Padronelo às 9h15 onde deixamos metade dos carros e onde nos equipamos sob uns muy agradáveis -2º. Cerca de meia hora depois estávamos em Bustelo, local de inicio da descida. Um frio muito fresquinho, cerca de -4º, via-se bem que era d´hoje.
Senti-me um verdadeiro frango congelado, para qualquer lado que olhasse só via gelo.
Começamos a descida e ainda não haviam passado 10 minutos, já três tinham lambido o gelo. Até ao fim da descida, houve aí uns 7 ou 8 encontros imediatos com o chão, felizmente sem qualquer gravidade ou ferimento sequer. Tendo em conta o gelo no chão, considero que até correu muito bem. Descidas muito rápidas, outras mais lentas, single-tracks bastante recortados, alguns pequenos saltos, que mais pode um homem pedir?
Agora apaneleirando um pouco o post porque nem só da bicicleta vive o BTT - a paisagem... Não tem descrição! É do mais deslumbrante que se possa imaginar! O branco do gelo à chegada e o verde que com o passar da manhã foi ganhando terreno atribuem a esta experiência um "je ne sais quoi" de Gourmet! Há sítios que de facto não se chegam de carro e esses, meus amigos, só o Bttista pode vir a conhecer!

Pontos positivos:
- Qualidade da descida e do percurso em geral
- Localização geográfica - Serra do Marão apenas a 70km de Matosinhos
- Beleza do local (e aqui não me vou alongar)
- Ver o Nuno a cair ainda antes de arrancar - Muito engraçado!
- S.Pedro ignorou os previsões de chuva e presenteou-nos com um maravilhoso dia de sol!

Pontos negativos:
- Hora de saída - Não havia necessidade de tirar um homem da cama tão cedo...
- A temperatura - -4º é fresquinhoooooo... (até choram os olhinhos)
- Extensão do percurso - Mais 10km e tinha sido perfeito... Soube a rapidinha, foi o que foi...
- O termómetro do meu carro fez greve aos -1º (dados apresentados retirados do site do IPM)

P.S. - Ver as núvens abaixo de nós... Não tem preço!

(foto de El Presidente - Moisés Rodrigues)

1 comentário:

Sofia disse...

Ele há malucos para tudo..... Tu não vieste no helicóptero do INEM pra Matosinhos oprque sabias se isso acontecesse depois tinhas de ir noutro carro diferente para Sandim..... Enfim.... valeram os pasteis ;D