sexta-feira, 26 de novembro de 2010

The Biggest loser... Is after all the biggest winner!


Finalmente!

Já começava a fazer falta a realização de um reality show que não espremesse a vida dos concorrentes até à última gota de substância rentável. O reality show típico é jogado em duas frentes - dentro da casa pelos concorrentes e fora da casa pelos pobres coitados denominados de "família". Dentro da casa criam-se situações conflituosas aproveitando o que de pior tem a personalidade de cada um, levando a desavenças e situações extremas, ignorando por completo o sentimento provocado. Quanto mais insultos, choro, crises de nervos e ataques de fúria, melhor. Cá fora as revistas parasitárias vasculham a vida dos concorrentes como um mendigo remexe no lixo. Vasculham por entre familiares e amigos menos fiéis desejosos eles também de alguma atenção. Quais moscas em cima da merda, remexendo e buscando qualquer coisa que se traduza em polémica, independentemente das consequências que daí advenham. É como se o concorrente desse permissão para vasculhar a gaveta das cuecas, pois na verdade assinou um contrato a vender a alma ao Diabo. A dele e consequentemente a dos familiares. O concorrente ingressa nestes programas em busca de protagonismo, dinheiro e fama, na volta o que ganha é uma violação pública em horário nobre.

O conceito do "Biggest loser" funciona de forma inversa, não deixando por isso de ser também um campeão de audiências.
Ao passo que no reality show típico os concorrentes entram na casa com uma vida perfeitamente normal e saem com a vida transfigurada, neste caso entram com a vida transfigurada e se jogarem como deve ser, saem com uma vida perfeitamente normal. E agora dizem vocês - "Ó Jay, mas nós já temos um programa assim em Portugal, o da Fátima Lopes que dá dinheiro e ajuda as pessoas", e eu respondo o que a minha professora da preparatória me costumava dizer - "Se queres brincar, vais lá para fora".

O concorrente do "Biggest loser" só precisa preencher dois requisitos, ser obeso e ter muita vontade de mudar! Na maior parte dos casos a auto-estima anda pela rua da amargura, não tivesse sido a vida toda "O gordo", "O badochas", "O banhas", o alvo favorito da chacota. Foi descriminado desde que se entende como gente e vê agora no programa a oportunidade de ser alguém, de ser tratado e olhado como um igual, qui ça até admirado, deixando de ser alvo de descriminação e estando bem consigo próprio, realizando o desejo antigo de acordar de manhã e gostar do que vê no espelho.
Outro aspecto que me agrada neste programa é o facto de todos os concorrentes ganharem. Na recta final do programa, enquanto os três finalistas concorrem pelo prémio de duzentos e cinquenta mil euros, todos os outros que foram sendo eliminados ao longo do programa e que continuaram o trabalho "por conta própria" concorrem a um prémio de cem mil. Valores à parte, todos os concorrentes ganham o bem mais precioso, uma vida nova. A vida que tanto sonharam. Não falo apenas em aparência física. Falo também na auto-estima que dispara em flecha e na saúde que aumenta exponencialmente.
Ontem foi a gala final da temporada 6. Todos os concorrentes estavam presentes, inclusive os eliminados. À medida que cada um deles era chamado para a pesagem final, a única palavra que conseguia articular era um descontrolado e expressivo "Foda-se!!!", volta e meia acompanhado por um enfático e pausado "Puta que pariu!!!" O poder da determinação não tem limites. Nem parecem os mesmos concorrentes que vi na primeira pesagem, fisicamente, estão irreconhecíveis, mas a grande diferença é a que ocorre por dentro, na atitude.

Todos os reality shows são uma luz ao fundo do túnel. Alguns são a luz do sol, os outros são o farol de um comboio!

2 comentários:

Patricia disse...

Tal como o Jay tambem sou espectadora assidua deste programa o "biggest loser" é que bela gala final tivemos de facto é de deixar qq um de "boca aberta" ao ver como as pessoas mudam ....
Infelizmente programas deste aqui não existe preferem apostar em coisas estupidas e sem qualquer fundamento tal como ja foi referido ...

Sofia disse...

passo-me com este programa! a gaja que ganhou tinha quase o meu peso! fonix!!!!! Agora sempre que vou pra cima da minha eliptica penso na Gyllian :D nunca falha! já "como" quase 3 minutos ao tempo inicial :D