segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Papa-Euros


Para começar a semana em beleza não vou falar de nada muito contraditório e polémico, só vou falar de religião... Não no seu sentido geral, isso ficará para outra altura, mas da visita de Sua Santidade, o Papa Bento XVI.Gostava de avisar desde já que quem for muito religioso, pode ir fechando a página e ligando a televisão que por esta altura não deve falar de outra coisa, com imagens bonitas do senhor, com suas vestes doiradas a atirar água benta por onde passa e a benzer os crentes.Nunca fui grande religioso, verdade seja dita que gozo todos os feriados religiosos, mas só para não ser chamado de radical (é mentira, como é lógico)... Mas o que é verdade é que me faz alguma impressão a falta de respostas, as contradições, a fé inquestionável e a obrigação de acreditar e pertencer a uma religião imposta por uma comunidade. Mas esta semana… Está a dar comigo em doido!!!
Primeiro ponto - Não sendo eu religioso, por que carga de água é que vou dar o meu subsídio de Natal, ou um por cento, ou o que quer que seja, depois de terem gasto setenta e seis milhões de euros para trazer cá Sua Santidade a rezar três missas? Porque é que sendo católicos, Jeovás, Mormon, da Igreja Universal do Reino de Deus ou mesmo Ateus, todos que pagar e não temos escolha? Se vier cá um Lider da Igreja Universal do Reino de Deus, vamos mobilizar o país, pôr no ar aviões a gastar mais de cinco mil euros por hora de voo para receber o senhor? Não me parece, o que me leva a depreender que Portugal é católico, quer se queira quer não! Tantos anos levaram a tirar a bendita cruz de cima do quadro da primária, e afinal estamos na mesma…
Segundo ponto – Só eu é que me lembro que Sua Santidade que hoje recebemos de braços e pernas abertas, não vai há um mês que se descobriu ter encoberto um pedófilo que molestou crianças durante vinte anos? Não é o Santo Padre a imagem e exemplo de tudo que é correcto? Não é ele o portador e autoridade máxima no que respeita ao cumprimento da palavra e vontade de “Nosso Senhor”? Devo depreender que se conhecer um pedófilo ou um assassino, se estiver velho e doente posso ignorar a lei dos homens e julgar se este deve ou não ser julgado pelos tribunais civis? Segundo sei a lei é para todos independentemente da cor, raça ou credo! Ou não…
Terceiro ponto – Jesus não tinha um Jesusmobile, pois não? Nem vestes debruadas a ouro… E acho que concerteza dormia no chão e não em hotéis de luxo… E corrijam-me se estiver errado, mas quando Jesus falou aos crentes, não usou um microfone banhado a folha de ouro, pois não? Ora se Jesus, sabendo que ia morrer, ainda assim, se entregou aos Judeus; porque é que o Papa se protege tanto? Não devia ele, á imagem de Jesus, dar o corpo ao manifesto e confiar a este a sua vida? E, pelo que se representa na Bíblia, Jesus usava vestes humildes, porque é que todos os elementos do clero ostentam tanta riqueza nas vestes, numa altura em que milhares de crianças morrem á fome?
Fico de boca aberta quando vejo nas notícias que Igreja Católica esta preocupada com a perda de influência na Europa, eu não sei… Mas pedofilia, ostentação, teorias não fundamentadas, calinadas atrás de calinadas na missa talvez ajudem á festa, não sei… Não percebo nada disto… Mas cada um acredita no que quer, todos precisamos de acreditar em alguma coisa para sobreviver dia atrás dia, não me chateia que as pessoas trabalhem de sol a sol para sobreviver e vão lá enterrar o seu dinheiro, Sua Santidade agradece; o que verdadeiramente me chateia é que Portugal, um país que se diz “Um Estado de direito”, mas que não trata os seus idosos de forma digna, que fecha escolas por falta de meios para pagar aos professores e obriga crianças de 7 anos a andar quatro km ou mais para chegar á escola mais próxima, que fecha hospitais e maternidades, que aumenta a idade da reforma até a aos Sessenta e sete anos por falta de dinheiro para pagar reformas, quando no entanto jovens qualificados estão no desemprego, que não trata os seus animais com dignidade, pois não tem verba para construir canis municipais e equipa-los com pessoas qualificadas para tratar destes em vez de os eutanasiar; no fim das contas tem Setenta e seis milhões de euros para gastar a receber sua santidade, quando há dois anos esteve cá o Dalai Lama e o nosso primeiro-ministro nem se dignou a ir recebê-lo pessoalmente pois chocava com os interesses económicos com a China. Que vergonha Sr. Portugal!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Amen!!!!

Susana

Sofia disse...

é o que eu digo, e sou suspeitaporque já alguém me disse que era a maior herege que existia à face da terra, a religião é um excelente negocio!!!! Serve para todos molharem a spoa e fazer dinheiro à conta do povinho ignoranbte.... muitos preferem nap ter que cvomer mas deixar o dizimo na igreja.... até gostava de ver se o lugarzinho no ceu que lhes é destinado será uma vivenda ou um barraco!