terça-feira, 31 de maio de 2011

Das práticas teológicas que me comem a cabeça


Não é novidade que a religião de massas (e é importante fazer esta distinção) me come a cabeça. Mas a delícia das delícias psico-teológicas é quando observamos os pequenos pormenores que as tornam únicas.
Hoje fui a um funeral, prática que se vem tornando recorrente desde que virei a página dos trinta, e pondo de parte as convenções comuns a todas as cerimónias fúnebres, como -  "era uma excente pessoa", "Nosso Senhor só leva os bons", "eramos tão amigos", "gostava tanto dele"... Não há funeral que não tenha algo de único e que empurre ainda mais o conceito de religião na direcção do abismo que eventualmente levará à inexistência total.
O de hoje diz respeito a uma religião que se nega terminantemente a aceitar que deriva de uma outra e cujos "seguidores" altamente extremistas se comportam como hooligans sexualmente limitados, AKA impotentes.
Ora, o finado, centro das atenções do dia de hoje pertenceu a vida toda à religião doravante denominada por RC (religião católica). Os filhos, desde que descobriram a luz resolveram entregar o corpo, a alma, a roupa, o dízimo e a vida de forma geral aos dizeres milenares da religião doravante denominada por TJ (testemunhas de Jeová).
Tudo na cerimónia decorria de acordo com o livro até aparecer o Pároco (RC). Nesta altura, os filhos (TJ) fugiram da sala, quais vampiros fugindo da luz, abandonando a viúva (mãe dos TJ, esposa e ela própria RC) pesarosa e solitária entregue aos seus prantos e sofrimento. Finda a cerimónia e recolhido o sacerdote aos seus aposentos, voltaram a abraçar a mãe como se nunca tivessem abandonado o local.
Estando eu em posição neutra face a este impasse, sinto a cabeça ser comida pela seguinte questão:
- Estando nós em pleno século XXI, já pusemos um tipo na lua, já inventamos uma bebida que ao abanar a embalagem aquece o conteúdo, já encontramos a cura para uma série de vírus que nós próprios criamos, como podemos aceitar uma religião cujos "seguidores" não podem assistir a uma cerimónia de uma outra religião que ainda por cima adora o mesmo Deus ainda que este não se chame Deus?
Faz urticária? Dá dores de cabeça? Dá sono? Dá dores no real?
Não dá, pelo menos os sintomas todos à uma. Por mais que pareçam absurdos os conteúdos das narrativas são uma verdade para alguém e há que respeitar, rigorosamente do mesmo modo que as reuniões das TJ.
Mas o grave no meio de toda esta história é o extremismo e a passividade com que se respeita cegamente os "mandamentos" impostos por uma religião.
A minha religião não permite que entre na Igreja de outra religião. Eu aceito.
A minha religião não permite que assista à cerimónia fúnebre do meu pai pois o Sacerdote pertence a outra religião. Eu aceito.
A minha religião não admite que possa haver outra verdade que não a minha. Eu aceito.
A minha religião não permite que mantenha uma relação afectiva com o meu irmão que foi excomungado da minha religião. Eu aceito.
A minha religião não permite que o meu filho receba uma transfusão de sangue de outra pessoa. Nosso Senhor, ou melhor, Jeová, encarregar-se-á de o salvar. Eu aceito.
A minha religião não permite que eu assista ao casamento da minha única filha, pois esta casará na Igreja de outra religião. E eu aceito...
E EU ACEITO CARA@LHO!
Eu aceito uma religião que me diz que a familia não é importante se não pensar da mesma forma que eu. Da mesma forma, toda e qualquer forma de vida humana ou desumana, animal, vegetal ou mineral, terrena ou espacial, inteligente ou nem por isso, se um dia tiver pensado como eu mas deixar de o fazer é um inimigo com quem não posso em situação alguma relacionar-me. Eu aceito uma put@ de uma religião que me diz que devo correr o risco de deixar morrer o meu filho baseado em crenças e ditos. E eu aceito. Aceito tudo...
Qual cordeiro de um rebanho não serei o tresmalhado.
Toda esta conversa deu-me uma sensação de Dejá-vu... Onde é que eu já ouvi isto? Ahhh..... Ahhhhh.... Ahhhhh já sei.... Chama-se fanatismo. Como aquele dos homens-bomba... E o outro da Cruz Soástica e da raça ariana e tal... Eu sabia que o conceito não era novo.
O conceito já é antigo, não mudou ao longo das décadas. O preocupante é que com a evolução que teve lugar nos últimos anos e a mentalidade a mudar, ainda haja gente que seja capaz de se acomodar e encostar ás outras ovelhas e simplesmente aguardar as ordens do pastor. É preocupante que ainda haja gente capaz de aceitar uma religião que incentiva a desavença entre familiares e amigos em lugar de promover a união.
É acima de tudo muito preocupante que continuamente a religião faça uso da esperança, da fé, da inocência e fraca componente encefálica para subir a escada do poder social ás custas da crença popular. É grave que para alimentar os vicios fétidos de quem domina, os cordeiros do seu rebanho sejam calcados e incentivados a calcar em nome de um Deus que há muito os abandonou...

domingo, 29 de maio de 2011

Exigência


Não sou muito de exigências, em toda a minha vida assinei um livro de reclamações e mesmo para isso foi preciso esticarem muito a corda.
Mantendo a coerência, até por que não me ia adiantar um grosso, não vou exigir, em vez disso vou pedir. Vou pedir aos senhores da SIC e responsáveis pelas nomeações dos globos de ouro o seguinte:
- Por favor, não brinquem com o meu dinheiro. Levanto-me muito cedo todos os dias e não tendo opção de escolha pago a taxa audio-visual religiosamente todos os meses, ainda que pagando o serviço de TV por cabo. Não brinquem acima de tudo com a minha inteligência. Ou assumem ou então chamem à razão e responsabilidade quem de direito por esta afronta à decência, à imparcialidade e ao bom gosto. Estou a falar das nomeações para o melhor treinador do ano. Nomearem o Domingos Paciência, entendo, fez uma boa época, quase ganhou a André Villas-Boas... Quase. Nomearem Jorge Jesus já me custa mais a entender, mas tudo bem. Também quase ganhou a André Villas-Boas. Quase... José Mourinho? Aqui sim, eu entendo sem ressalvas. O outro senhor, cujo nome não me lembro, assim como o desporto em que aparentemente é um artista... Peço imensa desculpa mas nem sei quem é.
Agora, o que eu gostava que alguma alma caridosa explicasse aqui ao burro era por que razão André Villas-Boas, o treinador que ganhou tudo quanto havia para ganhar, roubando os títulos a Jorge Jesus e a Domingos Paciência como quem rouba um gelado da boca de uma criança, não foi um dos nomeados? Ainda que não sendo portista, com a ajuda dada por certas personagens aliadas ao Benfica e à comunicação social é impossível não se nutrir uma grande admiração pelo FCP, por André Villas-Boas e acima de tudo por Jorge Nuno Pinto da Costa.
Já que estão com a mão quente, porque não nomear José Castelo branco para melhor cantor do ano? Ou o emplastro para melhor jornalista? Não não não... Esperem... O Roberto para melhor guarda-redes.... Ah, já sei! O peso pesado para melhor programa de entretenimento. Isso é que era!!!
Aos senhores da SIC, vão gozar com o Sr. Carv@lho que eu tenho mais que fazer...

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Paris Hilton


Entrevista de jornalista Português a Paris Hilton em respeito à gastronomia Lusa:
- Paris, o que é que mais gosta na gastronomia em Portugal?
 Olhe, o que mais gosto não lhe posso dizer (risos), mas lembro com carinho a minha última visita a um restaurante Português. Comi um maravilhoso marisco de entrada regado com um champanhe bruto. Depois, um prato típico que diziam que era afrodisíaco e me deixou fora de mim. No fim, uma sobremesa de chocolate de revirar os olhos. Todos aqueles sabores quentes deixaram-me com calores e irremediavelmente insatisfeita. Levantei-me, dirigi-me à cozinha e fui ter com o cozinheiro que era um homem bonito, alto, moreno, um sonho. Disse-lhe:
- Você é o máximo, fez-me muito feliz, não resisto a retribuir "cozinhando" para si também!
Foi então que lhe agarrei no utensílio e fiz-lhe um grão de bico...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Mercadoria que ladra


Encontramo-nos neste momento no estágio do exagero da causa animal. Como em qualquer periodo pós-consciencialização, há uma tendência natural para recuperar o tempo perdido todo de uma só vez, cometendo grandes exageros na ilusão de que estamos compensar pelo que sempre devia ter sido feito e não foi. É normal que assim seja, faz parte da euforia da consciência. Foi assim com o 25 de Abril, foi assim com a emancipação da mulher e com todos os outros movimentos de libertação. É natural que após um período de opressão, desrespeito, maus-tratos ou negligência numa primeira instância tendamos a ir lá cima... Para depois descer um pouco e estabilizar.
Imaginemos por exemplo um casal que durante anos se privou mutuamente de uma vida social. Imaginem agora que esse casal ao fim de uns anos se divorcia. Durante os primeiros meses vão "viver tudo". Vão fazer tudo e experimentar tudo o que andaram a desperdiçar. Passada essa fase e cometidos todos os exageros, estabilizam num nível aceitável e consciente.
O mesmo está a acontecer neste momento com os animais. Não sou da opinião que um animal deva ser tratado como uma criança. Não acho que deva ser excessivamente mimado, que se compre roupinhas e bibelôs, "brinquedinhos" e "acessóriozinhos".  Não acho que se deva privar o cão ou ao gato da sua condição de animal para o humanizar de modo a satisfazer os nossos caprichos. Não acho que se deva confundir necessidades. Um animal não tem necessidades humanas assim como nós não temos necessidades animalescas (bom, ás vezes temos). Não acho que se deva exagerar!
Mas também não acho que, contrariamente a esta tendência de respeitar exageradamente o "animal" se olhe para ele como mercadoria. Mercadoria que ladra, mia ou zurra.
Como em todos os assuntos que dividem aos extremos as opiniões, os animais e seu tratamento dividem-nos em três grandes grupos.
O mais pequeno, que se encontra no meio-termo. Entende o animal como um animal, com sentimentos e necessidades, capaz de amar e sentir dor. Merecedor de respeito e cuja integridade na impossibilidade de ser defendida, pelo menos não deve ser ameaçada.
Um outro grupo, desta feita extremista, "a defesa". Um animal é uma criança que não fala, é um vidrinho de cheiro, deve ser defendido com a própria vida, e mantido num pedestal. Não se deve em altura alguma repreender pois é um animal e não entende que fez mal, coitadinho. Normalmente este grupo tende a submeter-se ao animal, confundindo as posições de dono e de cão, gato, iguana, etc. Este grupo vive na tal dimensão do exagero, no tal momento de remorsos sociais. Como que se sentissem culpados pelo que os seus semelhantes fizeram aos animais durante anos e são levados a condensar todo o amor e carinho que devia ser distribuído por todos os animais, no ou nos que estão ao seu alcance. Quando os animais que estão ao seu alcance se resumem a um, o resultado é catastrófico.
O terceiro grupo, quanto a mim o que realmente é preocupante, pertence ao dominio do homo-sapiens. Pertence ao passado, ao critério do individualismo em relação aos sentimentos de pessoas, animais e sociedade em geral.
Este grupo, como diz uma pessoa que conheci recentemente, "ainda não está ligado". Ainda não percebeu que pertence a algo bem maior que ele. Ainda não percebeu que a vida não se pode resumir a viver um dia atrás do outro. A vida não é um ciclo - dorme, acorda, trabalha, bebe um copo, dorme...É o individuo que não sente a necessidade de respeitar, não sente a necessidade de se imaginar no lugar do outro, a necessidade de compreender a dôr, a angústia e a tristeza provocadas por si. É o individuo que vê os animais como mercadoria que respira. Para ele, um cão é apenas um animal. Um animal não sente dôr, e se sente, que se fôda... Para ele um animal é dinheiro. Para ele um animal estar fechado num espaço em que não se consegue pôr de pé é natural, afinal é só um animal. Para ele um animal é um bem. Uma coisa como de resto é denominado na lei. Um brinquedo para os putos. Uma moda. Um objecto que se mexe.
Talvez seja um ser, admite, mas que não tem alma, que é passível de andar de mão em mão como as pombinhas da Catrina.
Um animal quando chega a um lar por adopção ou compra de um individuo deste grupo já vai à experiência, se ao cabo de dois meses tiver ladrado, crescido, cagado, mordiscado ou tornado um empecilho por alturas das férias de Verão torna-se inconveniente e com a mesma naturalidade com que se livram de um objecto qualquer, livram-se do animal não perdendo um segundo de sono à sua conta.
Ao contrário do que se possa pensar, este grupo não tem apenas membros "veteranos". Não.
Conta com membros "sénior", "junior" e "infantil", e é com estes dois últimos que nos devemos preocupar.
As crianças são o nosso futuro. Penso que ninguém terá dúvidas em relação a isso. Mas há que cuidar que ainda que mais inteligentes que nós, o princípio do seu pensamento reside nos ensinamentos que lhes vamos passando. Alguns, mais afoitos e expeditos, recusam-se a "pensar em rebanho" e tomam as rédeas do seu próprio pensamento e razão. Não são tantos como seria desejável, assim, compete-nos a nós (escalão sénior) passar bons princípios aos petizes.

Um animal sente. Um animal ama. Um animal não tem como se defender de um mundo que foi criado por nós repleto de armadilhas para as quais não estão preparados. Precisam de ser protegidos e tratados como animais. Com toda a dignidade e integridade que isso implica.
Sem exageros. Sem comparações parvas a crianças. Sem extremismos. Sem confusões.
Um animal é um ser, não é uma mercadoria nem uma pessoa. Ama e odeia. Sente dor e prazer.
Goza de uma capacidade inata de nos fazer felizes e quando deixamos, usam-na.
Assim, não é mais do que a nossa obrigação retribuir da melhor forma que em consciência nos for humanamente possível!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cão "lavrador" preto e branco - raríssimo... E barato.

E eu que ia jurar que era um Rottweiller...


Se esta senhora conseguir vender esta "lavradora" acho que vou tentar vender à mesma pessoa este "computador portátil"... 



terça-feira, 17 de maio de 2011

Transferências de última hora

Na semana passada ao ganhar ao Benfica o Braga ganhou 6.000.000 de adeptos.
Esta semana com o comentário acerca das Novas oportunidades de Pedro Passos Coelho, José Sócrates ganhou 500.000 votos...


Não me parece que haja "Novas oportunidades" para o Benfica nem para  Pedro Passos Coelho...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Director-geral do FMI detido

Strauss-Kahn, director-geral do FMI foi detido esta madrugado por um crime de tentativa de violação e um crime de sequestro a uma empregada de um hotel nos Estados Unidos.



Strauss-Kahn diz que não violou a proletária, afirma que esta "até lhe deu consentimento", ao que esta respondeu - "Não dei não, quem deu com sentimento foi esse cabrão, com sentimento e com força, velho porco filho da (...)ta..."

quarta-feira, 11 de maio de 2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O último a sair

Eu não sei quem vai ser o último a sair, mas sei que o "share" da TVI e da SIC já foi...






domingo, 8 de maio de 2011

Sugestão ao facebook

Ao ver as postagens de algumas "mamãs" referentes aos seus mini-prodígios, cada vez me convenço mais que um botão destes faz muita falta no facebook.


Minhas queridas, eu sei que os putos são giros e a luz ds vossos olhos. Mas fazer chichi e cocó é normal. Por incrível que pareça o mundo não está expectante por saber quando o vosso filho dará o próximo "pum"...O mundo não pára à conta disso...
P´amor de Deus!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Senilidade

Conforme prometido, não vou tecer comentários acerca do Benfica, do Porto, Braga, etc. Em vez disso vou-vos contar uma história.


O meu avô (figura que uso de cada vez que não quero identificar o verdadeiro visado) está a ficar senil.
De todas as vezes que se senta à mesa no ínicio da refeição diz-se cheio de fome, cheio de vontade de comer este mundo e o outro. Vai logo avisando que vai comer tudo que houver para comer. Segundo ele, não vai sobrar nada para ninguém. Está na mesa para comer e não para fazer amigos.
Nós já o conhecemos e não ligamos nenhuma. É próprio da idade e do estado clínico. No fundo é boa pessoa, simplesmente não tem noção da realidade. É como se vivesse num mundo só dele onde é Rei e Senhor, onde todos lhe prestam vassalagem e o olham com admiração e respeito.
Com o passar da refeição vai tocando no pão... Mas o meu primo Amadeu estica o braço e assambarca a regueifa! E pensa... Bem, não comi o pão mas vou comer o resto! Então tenta a sopa... Mas vem a minha avó Cremilde e assenhora-se do caldo! E pensa... Bem, não comi o pão nem a sopa mas vou comer o resto! Então atira-se ao frango... Mas o meu tio Horácio é mais rápido.
Então pensa... Bem, não comi o pão, não comi a sopa nem comi o frango, mas raios me fodam se não vou comer o resto!
Bom, no fim quando todos estão saciados, acaba por ficar a olhar para nós, estarrecido e sem palavras. Conforme previsto, lá se contenta com o resto... Os couratos que ninguém quis...
E segundo palavras do próprio: "Ouço PAÇOS... DEve ser o FERREIRA...  Tenho que comer rápido..."

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FCP/SLB

Com todas as piadas que os acontecimentos futebolísticos do dia proporcionam e merecem, vou abster-me de fazer qualquer comentário.
Há determinados assuntos que trazem ao de cima o que de mais reles e primitivo há em nós.
Assim, para não incorrer no risco de ser apanhado no rol e considerado mais um, vou apenas ficar quieto e calado, tentando acreditar que as pessoas tem mais na cabeça do que o que revelam nestas alturas.

Tratamento de choque

Graças aos Senhores da Sic, tive que consultar um psicólogo.
O tratamento é muito simples na verdade.

- "Vai beber cerveja e fumar erva até que esta imagem:


Se transforme nesta:



Se o Doutor manda...

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Esta é de morte!


Muito preocupado com o prémio de 25 milhões de dólares oferecido pela sua cabeça, Osama Bin Laden foi consultar um vidente:
- É… Eu gostava de saber o dia da minha morte… Pode ser?
- Vamos ver… – concordou o Guru, afagando a sua bola de cristal – Aqui diz que você vai morrer num feriado americano…
- Feriado? – pergunta o terrorista, aterrorizado – Mas… qual feriado?
- Isso não importa… O dia da sua morte vai passar a ser feriado nos Estados Unidos!

(autor anónimo)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Boas notícias para Portugal


Um estudo recente conduzido pela Universidade Técnica de Lisboa mostrou que cada Português caminha em média 440 km por ano.
Outro estudo feito pela Associação Médica de Coímbra revelou que, em média, o Português bebe 26 litros de vinho por ano.
Conclusão:
Isto significa que o Português, em média, gasta 5,9 litros aos 100km, ou seja... É económico!
...Afinal, nem tudo está mal neste País!

(Autor anónimo)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Visão do inferno

Este post pode ferir a susceptibilidade de ciber-espectadores mais sensíveis.

De:Jay - o SRD
Para: Responsável de programação da SIC - Sociedade Independente de Comunicação.

"Caro Senhor,
Referindo-me ao programa que estreou ontem, primeiro dia de Maio do ano de dois mil e onze, na vossa estação que muy prezo e aprecio, sob a designação de "peso-pesado", venho até vós solicitar a vossa compreensão no assunto que se segue:
- No serão passado, eram talvez umas 21h30, estava descansado a jantar quando os senhores transmitem sem qualquer aviso prévio imagens capazes de ferir gravemente a susceptibilidade do telespectador mais sensível!
Ora sabendo que existem regras que salvaguardam a integridade intelectual e gástrica do espectador cumpridor e exemplar pagador de impostos, solicito que de futuro usem de mais contenção na emissão de imagens similares.
Não quererão Vossas Excelências concerteza ser responsabilizados por efeitos secundários tais como deslocamento da retina, dores severas de estômago, pesadelos recorrentes, paragens cardíacas, náuseas, ataques de pânico, crises de ansiedade, agressividade repentina e em casos de espectadores mais sensíveis, suícidio por "corte longitudinal das veias", "bungee jumping sem bungee", auto-mutilação ou ingestão de veneno para roedores.

Assim, com o sentimento de dever cívico cumprido me subscrevo, com elevada estima e consideração.
Jay - O Srd, um rafeiro ao vosso dispôr!

Osama, ó Sama... Ó Sama das alturas!


Tiraram a tosse a Osama Bin laden!
Sepultaram-no no mar.
Mais uns dias e vira "Ossada Bin Laden!...

domingo, 1 de maio de 2011

Feliz dia da Mãe


Há no mundo muitas mamãs,
uns biliões de milhões de milhar,
Mas nenhuma tão sexy e fófinha,
Que chegue ao teu cancanhar...

E hoje no dia da mãe,
com um sorriso e um piscar de olho,
Deixamos um grande beijinho,
do Rafeiro, Joka... e Pimpolho!

Crio-preservação


Para quem não sabe fica a saber. É grátis e pode salvar a vossa vida e a vida do vosso filho.